Prece a uma Aldeia Perdida - Ana Miranda
×
Prece a uma Aldeia Perdida - Ana Miranda
Prece a uma Aldeia Perdida - Ana Miranda
R$ 10,80 FRETE GRÁTIS!
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
2004

Poesia

126p.

ISBN 85-01-07139-0.

Neste livro, a consagrada autora Ana Miranda conta, em poesia, a volta de um homem à sua terra, relembrando a infância e refletindo sobre o tempo, a distância e sobre a impossibilidade de se parar a história.
Foi depois de uma viagem ao sul de Minas Gerais que Ana Miranda, ainda que sem querer - e sem saber -, quebraria um jejum de 21 anos. Desde 1983 sem publicar um livro de poesias, a escritora chegou a PRECE A UMA ALDEIA PERDIDA, livro que marca sua estréia na Editora Record.
Os versos surgiram depois que ela assistiu a uma fabricação de queijo ('aquele que leva 8 litros de leite'), visitou uma fábrica de doces, ouviu conversas de gente da roça e viu crianças andando sozinhas nas ruas. Entre essa e aquela simplicidade, Ana reencontrou sua poesia e escreveu uma pequena e corajosa obra-prima.
Este livro não é uma coleção de várias poesias, e sim apenas uma, que ecoa como uma reza, em poemas repletos de belas imagens. 'Escrevi um longo poema, de umas 120 páginas. Foi uma das raras vezes em que gostei de uma poesia minha', revela a autora. Ana dividiu seus poemas em dois momentos: Prece à aldeia e Prece respondida. O primeiro é a voz masculina, que recorda a infância, o amor que se foi, o tempo. É a aldeia perdida que sofre pela transitoriedade das coisas. Tudo é fugaz, se perde, termina, se vai. Num segundo momento a autora revela uma voz feminina mais obscura, mas que diz ao leitor que, de tudo que passa, algo fica. Cola nas lembranças, nas palavras e gestos registrados na memória. Os poemas refletem o tempo, o passado, o cotidiano do interior. 'Passa tudo sem passar... Passa tudo, nada passa', escreve ela. A autora monta um diálogo, um cântico. 'Prece a uma aldeia perdida dialoga com a melhor poesia brasileira, sobretudo de dicção mineira, como Romanceiro da Inconfidência, da (carioca) Cecília Meireles, e Contemplação de Ouro Preto, de Murilo Mendes', declara Luciana Villas-Boas. Comparável a seus melhores romances, 'Prece a uma Aldeia Perdida' é um livro para ser celebrado. Com ele Ana Miranda se consagra - definitivamente - entre uma das melhores poetas da literatura brasileira.


Loc: M1.